Pois é meninas, acho que isso é um problema que atinge MUITAS pessoas por ai. Se você não tem esse problema, com certeza conhece alguém que tem, não é!? Conversando com alguns colegas de trabalho essa semana chegamos a este assunto: "como para de roer as unhas?", e hoje vou contar para vocês como foi a minha experiência com isso e também dar 4 dicas que funcionaram pra mim.
Por quase toda a minha vida sofri com esse problema e não foi nem uma ou duas vezes que tentei parar. Acho que comecei com esse hábito por volta dos meus 3 anos -idade da Sofia, por exemplo- e não tenho lembranças da infância sem roer as unhas. Não sei por que comecei, talvez por ver outra pessoa roendo, mas com o tempo foi se tornando um vício - sim, isso é um vício, inclusive a quem compare com o alcoolismo -. Com a adolescencia chegando, fui ficando cada vez mais ansiosa e sentia muita vergonha das minhas mãos, pois a vaidade vai aflorando e o hábito era mais forte, mas com muita força de vontade consegui parar a quase um ano \o/
Vou citar algumas técnicas e cuidados que funcionaram pra mim, mas o mais importante de tudo é descobrir o que lhe causa essa ansiedade ou lhe motiva a roer as unhas:
>> CAUSA
A onicofagia -esse é o nome do vício- é uma variante de compulsão e pode ocasionar a destruição das unhas e dos dentes. Ela pode ser causada pela ansiedade, estresse ou problemas emocionais, como angústia e tristeza, por isso fique de olho nos momentos em que leva a mão até a boca, assim poderá descobrir quais as causas e assim controlar as emoções.
>> SOLUÇÕES - O que eu fiz para parar:
1 - FORÇA DE VONTADE
Acredito que foi o primeiro passo para eu conseguir, pois por ser uma hábito, estava com a mão na boca sem nem notar. O grande problema desse vício, diferente dos outros como alcoolismo e cigarro, é que as mãos estão sempre com você. Não tem como trancar no armário e jogar a chave fora. A força de vontade e o auto-controle são fundamentais para todo o processo.
2 - MANTER UNHAS BEM CUIDADAS
Sim, sempre! Se você olhar para as suas mãos e elas estiverem feia a primeira coisa que fará é: roer. Se estiver bonita, bem feita e pintada o sentimento é diferente, você tem "pena de estragar" e isso é fato. No começo eu cheguei a fazer minha unha duas vezes por semana, pois quando começava a sair o esmalte eu já roía de novo e foi o que salvou!
3 - USE UNHAS POSTIÇAS
Uma alternativa que usei e funcionou muuuuuuito bem foram as unhas postiças, pois assim, gradativamente, fui perdendo o costume de levar a mão até a boca. Foi muito eficaz mas tem um investimento altinho (trocava a cada 10 dias, durante quase 2 meses) e pagava por volta de R$40,00 a cada vez. Eu me achava com aquelas unhas lindas e loongas, mas confesso que é bem desconfortável e estranho nos primeiros dias haha :P
4 - NÃO ESCONDA SUAS MÃOS
Pode parece idiota, mas não é! Cada dia, cada semana durante esse processo é um grande passo. Eu ficava admirando as minhas mãos toda a semana, ficava "medindo" o quanto elas cresciam e mostrava pra todos como minhas unhas estavam "grandes". Eu ficava orgulho de mim, do meu desempenho e força de vontade e acredite, não há motivação maior!
Hoje posso dizer que sou MUITO feliz com minhas unhas, elas estão bem fortes e compridinhas. Espero ter ajudado de alguma forma e caso você não roa as unhas (yeeey) mande essas dicas para quem rói, vai que o meu relato sirva como motivação :D
E você, tem alguma dica para me dar sobre esse assunto? Me conte nos comentários!
<3
Como parei de roer as unhas!
Postado por
Clo Mello
dia 26 de setembro de 2014
Comente com o Facebook:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Já tentei tantas vezes parar de roer as unhas... Usei todos estes artifícios e vou te contar, é tão difííícil!
ResponderExcluirTô fazendo um acompanhamento pra ansiedade agora, espero que funcione...
Uma das coisas que mais quero é poder ver minhas unhas grandonas :D
Beijos gatona